31.1.11

exposição Espaços/Memória

ESPAÇOS/MEMÓRIA - texto do prof. António Pedro

Espaço/Memória é a primeira de três exposições de desenho de finalistas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa que integram o ciclo “work in progress”, nos Espaços do Desenho, por iniciativa de Teresa Carneiro e Luís Filipe Gomes, em colaboração com o núcleo de Desenho da FBAUL.  
A exposição dá-nos a conhecer os trabalhos de Amália Cardoso, Alexandra Mangorrinha Sousa, Filipa Burgo, Maria Sassetti e Matilde Corrêa Mendes. Na contemplação da memória, que dá origem ao tema da exposição, prevalece o sentido do olhar múltiplo. Todavia, o carácter heterogéneo das obras apresentadas não impede o reconhecimento de um fio condutor que oscila entre os testemunhos da memória subjectiva e os ecos que os sinais visuais despertam no observador.
A memória que está presente no espaço destes desenhos não é a memória virtuosa da representação ilusória, mas o encontro com a memória poética e narrativa que a escrita do desenho possibilita. Os traçados aqui expressos integram modos de expressão diversificados, desde a barra de grafite sobre papel à projecção simultânea de vídeo, incluindo também o desenho objecto e o desenho de instalação.
Construções utópicas e mutações urbanas, gerações passadas reconstituídas através de cicatrizes e de artefactos, sequências de ondas que se repetem num mecanismo elementar e formas indeterminadas em suspensão caracterizam a memória do espaço aqui recriado com uma intencionalidade imprevista cuja unidade surpreende.
Para além da relação próxima que podemos estabelecer com os trabalhos apresentados, devemos ter em conta a acção processual que tem vindo a decorrer metodicamente ao longo da formação académica das autoras e que nos permite antever uma continuidade promissora.



Sem comentários: